Qual o significado do Ovo de Páscoa e a importância da Páscoa para o comércio?
- duvalleprod
- 10 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

A páscoa é uma das festas cristã e judaica mais importantes. Para os cristãos é a festa que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para os judaicos é a comemoração do retorno a vida digna derivada da conquista da liberdade pelos hebreus que eram escravos no Egito.
O ovo de chocolate tem seu precursor quando os povos da região do Mediterrâneo, Leste Europeu e Oriente presenteavam seus próximos com ovo cozido e pintado com figuras relacionadas a colheita representando a esperança de um solo fértil. Religiosamente o ovo herdou o simbolismo do nascimento e da vida e sua relação com a Páscoa iniciou com a ressurreição de Jesus Cristo significando a esperança de uma nova vida ao povo cristão. Já aí os ovos ganharam pinturas de Jesus e Maria (mãe de Jesus). Conforme os anos foram passando, o ovo de chocolate foi inserido nas tradições na Páscoa tomando o lugar do ovo cozido.
Atualmente é um período que o comércio alimentício visa o aumento de vendas oferecendo variedades aos consumidores desde alimentos para a própria fabricação do ovo de páscoa ou a praticidade dos ovos de chocolate já prontos para o consumo.
No Brasil em 2019, no período que antecedeu a páscoa: 14 a 26 de abril, houve um aumento de 1,29% nas vendas em comparação a mesma época de 2018 que apresentou retração de 0,34%, conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil, em 2019 disse que esta alta poderia ser um sinal positivo para o crescimento no varejo e lembra que a páscoa é a grande primeira festa e representa um bom incentivo as vendas do comércio, que ela pode funcionar como prévia para as demais festas do ano: “O resultado é um alento para o varejo começar a dar sinais mais sólidos de recuperação, mas não é o suficiente para retornarmos ao patamar de crescimento anterior a recessão econômica. A páscoa representa a primeira grande festa do ano para o comércio e pode funcionar como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo deste ano”, disse o executivo no ano passado.
Em 2019, pesquisa realizada no banco de dados do SPC Brasil aponta que os produtos mais procurados foram “ovos de chocolates industrializados (61%) na primeira colocação, seguido por caixas de bombons (50%), ovos de Páscoa artesanais e caseiros (38%), barras de chocolate industrializadas (33%) e artesanais (25%), colombas pascoais (13%) e bebidas, como vinho (13%). Os resultados foram obtidos a partir do volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional.” , diz site do Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
O jeito é se equipar com os produtos da categoria (ovos de páscoa, barras de chocolate, caixas de bombons, colombas pascais) e realizar esforços com a finalidade de tentar alcançar uma fatia das vendas do mercado.
Fontes e referências de informações e imagem:: significados.com.br; revistapegn.globo.com; site.cndl.org.br, freepik;
#ovodepáscoa #páscoa #páscoavarejo #varejo #varejopáscoa #mercadoalimentício #varejoalimentício #varejistas #preparadosparapascoa #páscoa2020
Conteúdo: Fabiana Mercado
Comentários