Você sabe como surgiu o trio elétrico?
- duvalleprod
- 21 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de ago. de 2020

Há 69 anos atrás em Salvador os amigos Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar) inseriram aparelhos de som e adaptações com a bateria para alimentação dos autofalantes em um veículo Ford 1929 apelidado de “Fobica” e lançaram o precursor do trio elétrico, até então um carro de som.
Até este momento identificados como “Dupla Elétrica” e sua decoração com confete e placas em formato de violão em direção a Praça Castro Alves e Rua Chile na tarde de domingo de carnaval foram a primeira vez que apareceram chamando atenção de milhares de pessoas nas ruas. Após fazerem melhoramentos no carro de som, em 1951 Temístocles Aragão se uniu a dupla, formando assim o trio elétrico.
Uma empresa de refrigerante percebendo o sucesso do trio forneceu um caminhão decorado e assim surge o trio elétrico mais próximo do conhecido atualmente. A partir da década de 1960 as decorações e os tamanhos dos caminhões foram alterados conforme a necessidade do trio: ganhando tamanhos cada vez maiores. Para identificação de quem faz parte do bloco foram criados os abadás que separam essas pessoas das pessoas que estão de pipoca acompanhando o trio em uma área separada.
Da criação até os dias atuais muitos trios elétricos famosos surgiram como é o caso do trio elétrico Tapajós, Demolidor, Dragão, entre outros.
Desta forma é perceptível que o carro de som, em tamanha proporção pode ser útil para levar informações e multidões a determinados locais.
E você já sabia de onde tinha surgido o trio elétrico? Deixe sua curtida e/ou seu comentário pra gente!
créditos de referências e imagem: old races, demolidor.com, G1.com.br, canaldoensino.com.br, radiolitoranea.com.br
Conteúdo: Fabiana Mercado
Comentarios